O lactante tem o reflexo inato de sugar. Através de ecografias descobriu-se que já no ventre materno os bebés chupam o seu próprio dedo. Mas chega uma altura, principalmente quando começam a crescer os dentes, que é melhor esquecer-se dela, já que pode causar problemas na boca do seu bebé.
Existem posturas divergentes em relação à idade em que se deve retirar a chupeta. Enquanto uns defendem que não se deve prolongar o seu uso além dos 8 meses, para evitar, entre outras coisas, infecções, outros defendem que não é preocupante até aos 18 meses. A Dra. Ruesgas aconselha tirá-la antes dos 10 meses, porque “se os dentes já romperam, e se mantém a chupeta, começarão a produzir-se mudanças”. Debates aparte, no que coincidem a maior parte dos especialistas é que nunca se deve retirar depois dos 2 anos.
Desde o ponto de vista psicológico implica a ultrapassagem de uma etapa do seu desenvolvimento e fisiologicamente evita problemas bucodentais e de aprendizagem da fala. Se acha que já chegou a hora de dizer adeus à chupeta, encha-se de paciência. Talvez não o consiga imediatamente, cada criança evolui de uma forma diferente, mas paulatinamente acabará por se esquecer dela.
Conselhos e truques
-Ofereça-lhe um brinquedo para chupar, assim esquecerá a chupeta e não a substituirá pelo dedo.
-Mude-lhe a chupeta por copos para sorver. Fomentará o desenvolvimento da coordenação entre a vista e as mãos.
-Diga-lhe que já é mais velho e que apenas as crianças pequenas usam chupeta.
-Se ele tem o hábito de dormir com a chupeta, tire-a progressivamente para que perca o costume de a ter sempre na boca.
-Dosifique os momentos que passa com a chupeta, dê-lha, por exemplo, apenas para dormir ou quando esteja realmente desconsolado.
-Faça um pequeno buraco ou cosa com um par de pontos a tetina. Ele não gostará da sensação áspera ao chupar e deixará de a usar.
-Retire-a da sua vista quando não a esteja a usar, para que não se lembre dela.
-De qualquer forma, quase de certeza que a criança deixará a chupeta por si própria à medida que vá crescendo. Se começa a ir à creche, é possível que o consiga antes e saberá que para a escola não a deixam levar.
FONTE: www.todopapas.com
|